Moscovo e Washington trocaram hoje, após longo processo de negociações, o estudante americano Trevor Reed, condenado na Rússia a nove anos de prisão, e o piloto russo Konstantin Yaroshenko, condenado nos EUA a 20 anos de prisão.

"Como resultado de um longo processo de negociações (...) ocorreu a troca do cidadão americano Trevor Reed, condenado na Rússia, e do cidadão russo Konstantin Yaroshenko, condenado em 2010 por um tribunal americano a 20 anos de prisão", informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

O estudante norte-americano Trevor Reed foi condenado na Rússia, em 2020, por agredir polícias embriagados e por ter resistido à detenção.

Yaroshenko foi detido em maio de 2010 por agentes da brigada anti-droga, em Monróvia, capital da Libéria, tendo sido transferido para Nova Iorque no âmbito de uma operação contra uma rede internacional de narcotráfico, ação que a Rússia classificou como "sequestro".

Mais tarde, o piloto russo foi condenado a 20 anos de prisão por participar em tráfico de droga entre a América Latina e África e, desde esse continente, para os EUA e para a Europa.

TPL_BACKTOTOP